9 de dez. de 2011

4º Atividade Oficina de Práticas Sustentáveis

Nesse módulo iremos  Reutilizar através de idéias que propõem a reutilização de materiais em casa, para que nos tornemos efetivos na limpeza do excesso urbando, reduzindo a demanda de consumo e por conseqüencia o impacto da "hiperprodução" industrial sobre as circunstâncias ecológicas e emocionais. 


7 de dez. de 2011

3º módulo Oficina de Práticas Sustentáveis

Olá Pessoal

Nesse módulo iremos  Reduzir: Se eu economizar este produto que eu tenho consigo evitar desperdício?
Veja dicas simples de redução de consumo que preservam o meio ambiente e o seu bolso.

31 de out. de 2011

2º Módulo Oficina de práticas sutentáveis


No segundo módulo , vamos ver que é possível  RECUSAR produtos que agridem a saúde e o meio ambiente. E dicas para colaborar com o processo de conservação.


https://docs.google.com/present/view?id=ddkfxwnc_2824dnrwbrfw


24 de out. de 2011

1 Oficina de práticas Sustentáveis


Vamos começar a seguir os 5Rs, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Se. você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

Nesse primeiro módulo iremos Repensar os hábitos de consumo e descarte
Esta é a melhor forma de evitarmos danos ambientais. Reduzindo o consumo estaremos consumindo menos água, energia e matéria-prima e reduziremos a produção de lixo.


26 de set. de 2011

4º Atividade oficina de E-GOV

Na 3º atividade descobrimos os  direitos e deveres cidadão brasileiro. .

Agora, no nosso 4º e último módulo , vamos entender alguns sites relacionados ao desenvolvimento social, ou seja, sites de entidades e órgãos públicos que tem como objetivo Promover a auto-sustentação da sociedade e das entidades sociais e o desenvolvimento de programas comunitários de geração de renda.

E não se esqueça!
Navegue e aproveite todo o conteúdo nas aulas, em casa e dando dicas para os seus amigos e parentes.

Acesse o link abaixo:
https://docs.google.com/present/view?id=ddkfxwnc_2665c648fmct&interval=5&autoStart=true 

19 de set. de 2011

3º módulo Oficina de E-GOV

No 2º módulo, aprendemos sobre a grande biblioteca que é a internet!

Lembrete: Se você tem alguma dúvida ou precisa compartilhar alguma informação, fale conosco pelos contatos que são disponibilizados em todas as atividades!


Agora vamos Mostrar  dicas que são benefícios e obrigações de cada brasileiro. 


Veja:

12 de set. de 2011

2º módulo Oficina de E-GOV

No 1º módulo, entendemos  o que é o E-GOV e alguns sites  que relacionados a entidades e órgãos públicos que tem como objetivo envolver a prestação de serviços de natureza social ou assistencial .
  Então agora é hora de "Pesquisa e Educação". Sobre certo ponto de vista, a internet é uma grande biblioteca. Nela encontramos livros inteiros para consulta, artigos técnicos, enciclopédias, dicionários, vídeos educacionais e uma enorme variedade de sites e blogs com os mais diversos conteúdos educacionais.
Se no passado faltavam livros e materiais de estudo, agora o problema é o excesso. Localizar, organizar e tirar proveito de tudo isso é um desafio para os educadores e a escola atual. Então,vamos aprender!

https://docs.google.com/present/view?id=ddkfxwnc_2425gjzbjqgj&interval=5&autoStart=true 

  Veja abaixo o passo-a-passo da 2º Atividade:

6 de set. de 2011

1º módulo Oficina de E-GOV

A oficina sobre Governo eletrônico, ou e-gov, (do inglês electronic government), têm como objetivo ensinar a usar os processos de  informatização dos serviços governamentais, em beneficio próprio ou da instituição . Através das dicas você poderá acessar os órgãos, tirar dúvidas e conhecer todos os processos eletrônicos. As etapas mostram soluções simples, que facilitam o intercâmbio de informações do governo com o cidadão, as empresas e o terceiro setor. 
No 1º módulo sobre "UTILIDADE PÚBLICA" você irá saber o que o e-gov,   para que serve e entender alguns sites relacionados, ou seja, sites de entidades e órgãos públicos que tem como objetivo envolver a prestação de serviços de natureza social ou assistencial de forma desinteressada à coletividade, suprindo-lhe determinadas necessidades. 

 

11 de jul. de 2011

A Função do Educador Social

Olá a todos.

Chegamos ao nosso 4o Módulo, fizemos uma boa caminhada até aqui: conhecemos a Rede CDI, o que entendemos por Inclusão Digital e nosso mentor, Paulo Freire.

Agora vamos conversar um pouco sobre a Função do Educador Social, o que nos cabe como tal? Só instrutores em sala de aula? Vamos refletir um pouco sobre a nossa prática.

Segue o link do texto para leitura e no final a proposta de uma atividade.



A Função do Educador Social

Inês Olinda Botelho de Araujo¹

RESUMO

Os movimentos populares, através da educação popular e da educação comunitária, muito têm fortalecido a atuação social do 3º Setor no Brasil. Paulo Freire foi e tem sido o grande inspirador destas ações, deixou um legado sócio pedagógico inestimável para os educadores desenvolverem seus trabalhos de atenção e atendimento às camadas mais carentes do país. Esta comunicação demonstrará algumas ações na área da educação social, que vêm sendo desenvolvidas pelos proponentes da apresentação, nos locais onde atuam: instituições sociais, ONGs ou programas de educação publica voltados para a educação não formal; visando auxiliar a criança, o jovem, o trabalhador e o idoso. Os objetivos deste desempenho, é sempre direcionado pelas atividades que complementam e consolidam a formação integral destes sujeitos de direito, desenvolvendo-lhes uma consciência crítica e, compreensão à prática da cidadania e da participação sóciopolítica na sociedade em que vivem e atuam.

Leia todo o texto em: http://migre.me/5ee1X


PRÁTICA:

Procure na web, ou mesmo em mídias da sua comunidade, exemplos de ações feitas por EDUCADORES SOCIAIS.

Lembre-se que essas ações têm que ter características que se encaixam na metodologia de Paulo Freire e no texto dado.

Envie o link, caso seja web, ou a matéria de jornal digitalizada para o e-mail rochelana.feitosa@cdimg.org.br até o dia 15 de julho – sexta-feira.

4 de jul. de 2011

3o Módulo - Paulo Freire

Olá pessoal!

No 2º módulo apresentamos o conceito de Inclusão Digital.

Agora no 3º módulo, iremos conhecer Paulo Freire. Freire foi um dos maiores educadores do Brasil, e nele fomos buscar inspiração e desenvolvemos nossa metodologia de trabalho.

Acompanhe pela apresentação abaixo:


27 de jun. de 2011

2º módulo - Inclusão Digital: o que é?

Olá pessoal!

No 1º módulo conhecemos o que é a Rede CDI, o trabalho desenvolvido e o site onde por meio de uma rede social é fortalecida a comunicação entre projetos, cidades e estados.

Agora no 2º módulo, iremos conhecer um pouco mais do conceito que é nosso carro chefe: A INCLUSÃO DIGITAL. Mas, o que realmente signficiam essas palavras? Como atuamos nos projetos realizando de fato a inclusão digital?

Acessem o link http://goo.gl/wSLgb ou acompanhe pela apresentação abaixo:

20 de jun. de 2011

1º módulo - Rede CDI: Quem Somos

Olá participantes!
Sejam bem vindos  a capacitação virtual de educadores do CDI Minas!
O objetivo desta atividade é apresentar aos educadores que trabalham nos projetos de inclusão digital como é a metodologia de ensino do CDI e como essa metodologia faz com que nossos espaços NÃO sejam apenas escolas de informática, MAS, escolas de informática e CIDADANIA.
No link abaixo, daremos início ao nosso primeiro módulo. Nele apresentaremos o que é o CDI, quais os nomes utilizados e qual é o nosso papel dentro da parceria que existe entre o CDI e o projeto de inclusão digital que você atua como educador.
Vamos lá?
Acessem: http://goo.gl/aXZp4

3 de jun. de 2011

4º atividade Oficina de Blog

Na 3º atividade descobrimos a colocar novos recursos e  aplicativos que  fazem a diferença na sua página, você pode entrar nos  links e a partir disso, escolher qual ferramenta deseja inserir  e personalizar sua página.

Agora, no nosso 4º e último módulo depois de aprender técnicas de filmagem, edição simples e com um pouco mais de complexidade, chegou a hora de publicar o conteúdo desenvolvido do seu vídeo. A maior vantagem da publicação  é o reconhecimento online de várias pessoas que compartilham o mesmo interesse que você. Vamos ver como se faz?

E não se esqueça!
Navegue e aproveite todo o conteúdo nas aulas, em casa e dando dicas para os seus amigos e parentes.

Acesse o link abaixo:

https://docs.google.com/leaf?id=0Bz57-trFlf92N2FhMzNlZDEtOTk1MC00Yzg3LWE3NWItMDc2ZmM0ZWI1ZWFk&sort=name&layout=list&num=50




25 de mai. de 2011

3º ATIVIDADE da Oficina de Blog

No 2º módulo, aprendemos a  escolher qual o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo , criar a conta, os primeiros passos para modificar  a interface e saber para que serve cada ferramenta dentro do editor do blog.!

Lembrete: Se você tem alguma dúvida ou precisa compartilhar alguma informação, fale conosco pelos contatos que são disponibilizados em todas as atividades!

Agora você sabia que além de escrever sua post no blog você pode deixar seu blog ainda mais com a sua cara? Vamos ensinar no 3º módulo a colocar novos recursos e  aplicativos que podem fazer a diferença na sua página, você pode entrar nos  links e a partir disso, escolher qual ferramenta deseja inserir  e personalizar sua página. Veja:


 

16 de mai. de 2011

2º módulo - Oficina de Blog

No 1º módulo, entendemos como um blog pode  ajudar a divulgar  trabalhos e idéias de uma forma  muito mais barata e personalizada que um site.
 
Então agora é hora de "CRIAR SEU BLOG".Nesse segundo módulo,vamos aprender a  escolher qual o melhor sistema de gerenciamento de conteúdo , criar a conta, os primeiros passos para modificar  a interface e saber para que serve cada ferramenta dentro do editor do blog. Veja abaixo o passo-a-passo da 2º Atividade:


10 de mai. de 2011

Oficina de blog- módulo 1

As oficinas sobre blog têm como objetivo ensinar a criar um página internet  de baixo custo para que você possa lidar, comunicar e desenvolver projetos através dessa ferramenta de comunicação, em benefício próprio ou da instituição . Através de dicas simples você poderá compartilhar suas experiências, acontecimentos e campanhas com diversas pessoas. 
 Nesse primeiro módulo, iremos entender como um blog pode te ajudar a divulgar seus trabalhos e idéias de uma maneira muito mais barata e personalizada que um site. Iremos aprender o que é necessário ter em mente antes de criar a conta, quais estratégias e conteúdos devem ser produzidos, veja: 


ou





25 de abr. de 2011

4º módulo - Sua instituição está nas mídias sociais?

No 3º módulo falamos de mídias tradicionais, tais como jornais e rádios. Porém, no 4º e último módulo iremos falar das novas mídias, conhecidas como mídias digitais ou mídias sociais. Tão importantes quanto as primeiras, as mídias sociais são uma ferramenta poderosa para divulgar um projeto ou sua instituição. Nesse módulo daremos dicas de quais mídias são mais fortes e como você pode monitorar o nome de sua instituição nelas.

Cronograma das atividades: http://goo.gl/qvheq

Visualize os slides abaixo ou acompanhe nesse link: http://goo.gl/RhZll


18 de abr. de 2011

3º módulo - Como usar as mídias tradicionais?

No 2º módulo, foi proposta a criação de um informativo para o projeto/instituição de cada participante. Por meio dele, foi possível perceber quais são os pontos fortes e fracos que devemos usar para construir um informativo. Cada participante ao enviar o informativo construído, recebeu dicas sobre o que fizeram. Muitas vezes, não atingimos nosso objetivo com alguma ação ou na busca de novos voluntários e parceiros, porque não somos claros nos nossos meios de comunicação!

Lembrete: Se você tem alguma dúvida ou precisa compartilhar alguma informação, fale conosco pelos contatos que são disponibilizados em todas as atividades!

Cronograma das atividades: http://goo.gl/qvheq 

Abaixo, no 3º módulo, vamos falar do uso das mídias tradicionais e como elas AINDA são importantes para nossas instituições. Veja nesse link http://goo.gl/eVKhG ou visualize abaixo:



11 de abr. de 2011

2º módulo - O poder da Comunicação Comunitária

Durante o 1º módulo, foi percebido que muitas instituições possuem alguns meios de comunicação, porém alguns estão desatualizados devido ao fato de não ter um responsável que atualize o conteúdo.
Portanto, vamos no nosso passo a passo, de forma que possamos efetivar ou fortalecer a área de comunicação de nossas instituições.

No 1º exercício refletimos sobre a importância da comunicação e cada participante relatou como esse processo é feito na instituição. Ou seja, nos apresentamos!

Já no 2º módulo, vamos refletir sobre O PODER DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA, ou seja, a comunicação feita por nós de alguma forma no nosso dia-a-dia. Baseados nesse conceito, vamos criar um meio de comunicação, dar dicas e apontar erros, para que só assim, no 3º módulo possamos discutir como podemos organizar a equipe de trabalho para fortalecer a comunicação e marketing.

Lembrem-se: Dúvidas e informações podem ser compartilhadas nos contatos de cada módulo. Estejam à vontade!

Cronograma das atividades: http://goo.gl/qvheq 

Clique no link http://goo.gl/6Rwuh ou visualize o 2º módulo nos slides abaixo:

4 de abr. de 2011

1º módulo: A comunicação em projetos sociais

Este é o primeiro módulo da oficina "Comunicação & Marketing no 3º Setor". Nele aprenderemos a importância da comunicação em projetos sociais. Como essa comunicação se dá no dia a dia e de que formas ela pode fazer diferença para conseguirmos mais parceiros e voluntários.
Por meio desta atividade, iremos construir as bases para os 3 próximos módulos que faremos!
Fiquem atentos, pois sempre no final de cada módulo, teremos um exercício para fazermos.

Acesse o conteúdo nesse link http://bit.ly/goas8l
ou clique nos slides abaixo:

30 de mar. de 2011

Inscrições abertas para próxima oficina virtual

Estão abertas até o dia 1º de abril, sexta, as inscrições para oficina virtual gratuita de Comunicação & Marketing no 3º Setor.
Idealizada pelo CDI Minas, a atividade oferecerá certificado virtual para quem concluir todas as atividades. As inscrições podem ser feitas aqui: 

14 de mar. de 2011

4º Atividade Oficina de vídeo caseiro

Na 3º atividade descobrimos um pouco a colocar novos recursos e  aplicativos que fazem a diferença na sua página e a escolher qual ferramentas para  inserir  e personalizar sua página.

No nosso 4º e último módulo, agora que você  já criou o seu blog e personalizou do seu jeito, é hora de começar a divulgar seus posts para que mais pessoas conheçam o seu trabalho e acreditem nas suas idéias, além de é claro, você poder ganhar um dinheiro com isso.


Nesse último módulo vamos ensinar técnicas de divulgação, ferramentas e dicas especiais para mensurar resultados de busca.

E não se esqueça!
Navegue e aproveite todo o conteúdo nas aulas, em casa e dando dicas para os seus amigos e parentes.

https://docs.google.com/leaf?id=0Bz57-trFlf92N2FhMzNlZDEtOTk1MC00Yzg3LWE3NWItMDc2ZmM0ZWI1ZWFk&sort=name&layout=list&num=50




28 de fev. de 2011

3º ATIVIDADE da Oficina de Vídeo Caseiro

Na 2º atividade aprendemos para que serve cada coisa  no Movie Maker, Então agora vamos conhecer mais um editor de texto:
"Entendendo um pouco de Vegas"

Uma das mais completas e eficazes ferramentas para edição de vídeo no Windows o Vegas  traz várias soluções para quem quer produzir filmes – profissionais ou amadores.
O primeiro contato com o programa é um pouco assustador, pela quantidade de informações, botões e controles existentes na tela. Passado esse primeiro choque, entretanto, os programas passam a se tornar um aliado a mais durante a edição de seus vídeos.
*Atenção: O idioma das imagens do programa estarão em espanhol com tradução do texto em português. Vamos lá?!
Ou acompanhe por aqui:

21 de fev. de 2011

Módulo 2- Oficina de Vìdeos Caseiros

Módulo 2 -Edição simples  no  Movie Maker


No 1º módulo, descobrimos o que realmente é necessário para fazer uma boa filmagem, quais os recursos necessários, como deve ser o cenário, como lidar com os equipamentos e quais tipos de gravação você pode fazer, afinal uma boa gravação é o essencial de tudo!

O tema agora é: "
Edição simples  no  Movie Maker"  Para que você possa saber para que serve cada coisa no Movie Maker, então vai o passo a passo técnico do que você deve fazer. Por onde deve começar, entender a interface da ferramenta, além de  saber para que serve cada item e ação dentro do editor.  
 
Veja abaixo o passo-a-passo da 2º Atividade:

https://docs.google.com/present/edit?id=0AT57-trFlf92ZGRrZnh3bmNfMTU2MnN0dnFicGdi&hl=pt_BR&authkey=CMWWg5YH 


14 de fev. de 2011

1º ATIVIDADE da Oficina de Vídeo Caseiro

Esta é a 1º ATIVIDADE da Oficina de Vídeo Caseiro.

Nesse primeiro módulo, iremos ensinar a como fazer uma boa filmagem, quais os recursos necessários, como deve ser o cenário, como lidar com os equipamentos,quais tipos de gravação que você pode fazer, afinal, uma boa gravação é o essencial de tudo..
Tudo de um jeito bem fácil de assimilar!

Vamos a primeira atividade?

1.Você pode acompanhar clicando no link abaixo:

Ou visualizando a sequência:

31 de jan. de 2011

4º ATIVIDADE da Oficina de Twitter


Dicas e termos para aplicar no twitter
 Na 3º atividade continuamos a explicar para que serve cada ferramenta no twitter. Além de personalizar página na rede .

Agora, nosso 4º e último módulo iremos aprender
alguns “macetes” do Twitter, tais com sites, programas e aplicativos para você arrasar nessa rede social. E é claro,daremos um mini glossário com as gírias da rede para você não passar vergonha. E um  #bônus surpresa


Navegue e aproveite todo o conteúdo nas aulas,revise tudo que achar necessário e use suas dicas para auxíliar  seus amigos e parentes.

São práticas simples e que nos permitirá organizar melhor o espaço virtual Vamos lá?
Acesse o link abaixo:
 
https://docs.google.com/present/edit?id=0AT57-trFlf92ZGRrZnh3bmNfMTM2NGRidm5wZ254&hl=pt_BR&authkey=CJuVvPsK

 
Ou visualize abaixo: